quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Historia Do Grupo


Grupo Insanidade

Nossa história teve início de uma forma bem diferente... Diferente da forma que a maior parte dos grupos começam! Diria até, de uma forma bem “INSANA”.

Foi através de uma conversa bem informal por MSN, no dia 16 de janeiro de 2010 que Ana Paula Lopes convidou Fillipe Reis para iniciarem um grupo de teatro. Logo de cara ele aceitou, e juntos   começaram a pensar em outros nomes. No mesmo momento Diego Morais também estava on-line e foi convidado. Detalhe: o primeiro contato entre Fillipe Reis e Diego Morais foi por MSN! E ainda através da Internet foram convidados Henrique Alexandre, Agatha Miklos e Marco Carrasco.
Os três aceitaram, mas Marco Carrasco avisou que a princípio não poderia participar de nossos encontros, pois teria alguns compromissos para resolver. Jairo Gomes foi convidado e também aceitou compor o grupo.
Então, finalmente no dia 23 de janeiro de 2010 aconteceu nosso primeiro encontro AO VIVO!
Houve uma apresentação, onde cada um contou sua trajetória no teatro, falou sobre sua personalidade, vida pessoal e com o que poderia contribuir com o grupo.
Fizemos um exercício proposto por Diego Morais que exigiu muita concentração, sincronia, parceria e trabalho em grupo. Foi um momento único, onde mesmo com um som alto de funk, não desistimos e conseguimos concluir o exercício proposto.
O nome do grupo surgiu informalmente, depois do exercício em uma conversa onde todos perceberam que cada integrante tinha um tipo de loucura, e que a INSANIDADE faz parte do ser-humano.
O logo do grupo foi desenhado por Henrique Alexandre e pintado por Diego Morais. Foi inspirado em nosso primeiro encontro: nos encontramos no quiosque, em um dia de chuva e nossas cabeças estavam cheias de interrogações em relação ao nosso futuro.

Em nosso segundo encontro apareceram mais dois integrantes: Thiago Feitosa (que permanece conosco até hoje) e Adriana Regina que participou de apenas mais um encontro e infelizmente desistiu do grupo para se dedicar somente aos estudos.
Dia 20 de fevereiro, finalmente Marco Carrasco se tornou membro definitivo do grupo INSANIDADE, passou a participar dos encontros a partir de então.

Passamos por uma saga: a busca por espaço! Várias portas bateram em nossa cara. A primeira soou mais ou menos assim: DRT.
Chegamos a tentar espaço em um centro cultural, que como exigência pediu para elaborarmos um projeto, onde em troca do espaço nos comprometêssemos a proporcionar oficinas para a comunidade. Mas fomos passados para traz pelos escoteiros que entregaram o projeto deles um dia antes do nosso...

Nosso grupo também é marcado por DRs (discutir a relação mesmo!)
Sim! Já passamos por várias... e não pensem que para nos “DR” é sinônimo de algo ruim... Dia 27 de fevereiro ocorreu nossa primeira, provocada por Henrique Alexandre. Estávamos em uma rua estreita e perigosa, e já estava escuro quando, de repente ouve-se um grito
- aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhh!!!!
Não era esse o grito! Ouve-se um grito
- Para tudo, eu quero falar.
E este se torna um momento de amizade acima de tudo, onde todos têm o direito de expressar a sua opinião de forma verdadeira.

Dia 13 de março fizemos o encontro de uma forma diferente. Aconteceu em uma praça de Poá, onde Rafael Sabinos, Thamires Cristina e Érica Pedroso passaram a fazer parte do grupo, mas infelizmente, por conta da distância, não conseguiram freqüentar os encontros e se afastaram do grupo. Neste mesmo dia, seguimos todos para Suzano para assistir uma peça da Trupe Parabolandos e trocar experiências. Fomos embora por mais caminho escuro em uma rua deserta, mas desta vez foi tarde da noite, quando... Adivinhem o que aconteceu?
- Outra DR!!!!!!!!
Mas desta vez, provocada por Agatha Miklos.


Já estávamos cansados de nos encontrar ao relento, debaixo de chuva e sol quando fomos muito bem acolhidos pelo CEU Lajeado no dia 18 de março. Lugar que a partir de então, passou a ser a nossa casa.

Um dia que marcou muito nossa história foi 29 de maio, dia em que aconteceu a maior DR de todos os tempos, decidimos o futuro do grupo afinal iniciamos o grupo com a idéia de fazer algo infantil... para crianças mesmo! Algo que envolvesse contos de fadas, magia, encantamento...
Mas através de pesquisas, conversas e DRs descobrimos que naverdade deveríamos seguir por outro caminho. Mudamos de “algo para crianças” para “algo sobre crianças”.

Em 04 de junho, nosso amigo Cabelo, ou melhor, Felipe Torres chegou para completar o grupo, e deste dia em diante começamos definitivamente a “Operação Infância”, passamos a nos aprofundar mais  em como a criança é realmente, como pensa e como funciona seu mundo.
Fizemos entrevistas com crianças e adultos , alguns exercícios para exteriorizar a verdadeira criança que havia em nós.

Infelizmente, por motivos de doença, nossa companheira Agatha Miklos ficou afastada por alguns meses, mas já está de volta com força total!

O CEU Lajeado é aconchegante, quentinho e espelhado. Perfeito para nosso trabalho teatral, até que um belo dia de ensaio acontece o fato marcante: A chave ficou presa na porta! Rola uma tensão, climão, suspense... Perderemos nosso teto? Não! Eis que então, surge a luz no fim do túnel da certeira de:
- Jaironnnnnnnnnnnnnnnnnnn Gomes.

Nosso carma maior é a falta de energia... Acreditem se quiser, por três vezes isso já aconteceu!e foi em um encontro sim e um não! Bem no horário de nosso encontro, sábados as 17:00 as luzes se apagavam... Seria um ótimo motivo para desistirmos do nosso encontro! Mas sempre procuramos outras alternativas.

Temos um  caderno Precioso, o nosso protocolo chama-se “Sano”

Nele está todo nosso processo, pensamentos e opiniões de tudo o que passamos até hoje!
Geralmente ele é lido durante ou após nosso lanchinho.

O QUE É SER INSANO PRS VC?
O QUE É INSANIDADE?

ESTE É O GRUPO INSANIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário